Uma Liga, por favor
A ressaca positiva da última temporada ainda é sentida nos arredores do Santiago Bernabéu. Após a conquista da improvável décima primeira Champions League em uma temporada oscilante, tanto o elenco quanto a torcida ficaram em êxtase. Com a soma de dois títulos em três anos, a obsessão com a competição já não atrapalha mais os atuais campeões europeus. Agora, prestes a iniciar o campeonato espanhol, o Real Madrid precisa se empenhar em acabar também com a escassez do título nacional.
Antes da tão esperada Décima, conseguida em 2014, ganhar a Champions era uma prioridade - e frustração - anual no clube merengue. Detentor do maior número de títulos da competição, o Real havia conquistado seu último troféu em 2002. Com elencos cada vez mais estrelados e qualificados, o jejum de mais de uma década sem o maior título do futebol europeu assombrava torcida, jogadores, técnicos e a diretoria de forma unânime - principalmente com as frequentes conquistas do rival Barcelona em paralelo.
Durante doze anos, a espera foi amarga. A recompensa, entretanto, veio em dobro (em 2014 e 2016) e abriu espaço para que o clube respirasse aliviado; a obsessão pela Champions deixou de ser um peso e passou a ser apenas ambição. Com as frustrações já no retrovisor, a atual pedra no sapato do clube passa a ser a conquista de apenas uma liga espanhola em oito temporadas. Ganhar um torneio baseado em consistência e continuidade é o maior desafio do Real Madrid atualmente, e uma dificuldade que ainda não conseguimos superar.
Assim como era impossível voltar aos dias de glória sem ser declarado campeão europeu, também é difícil atestar nossa competência a nível nacional permitindo que o Barcelona monopolize o campeonato. Mesmo ainda levando vantagem em números gerais - nossos 11 títulos da Champions e 32 da Liga contra os 5 e 24 deles, respectivamente - é inegável que os catalães diminuíram expressivamente a diferença nos últimos anos, principalmente durante a Era Guardiola.
Em um cenário ideal, obviamente, o Real Madrid poderia conquistar um doblete ou até triplete na temporada a ser iniciada. As condições existem, o elenco é capaz, e os campeonatos ainda não começaram, portanto há tempo para planificar. Entretanto, também é palpável a dificuldade de levar os dois ou três troféus para casa de uma vez só. E enquanto não se deve abrir mão de um campeonato em prol de outro, é hora do Real Madrid se empenhar um pouco mais em direcionar recursos para ser campeão espanhol.
A Champions League segue sendo o nosso eterno xodó, e conquistá-la sempre vai ajudar a manter o Real Madrid no patamar mais elevado da Europa. Ganhar a liga não é tarefa simples, e poucos confrontos podem ser considerados pontos garantidos no panorama atual de alto nível do futebol espanhol. Entretanto, o objetivo de ganhá-la por pelo menos duas temporadas consecutivas, para exibir consistência e acabar com o jejum, deve ser colocado no topo das prioridades do clube com certa urgência. E nossa primeira oportunidade começa no domingo, em Anoeta.
Uma Liga, por favor
Publicadas por Unknown
em
agosto 19, 2016
Mais
